Lista de línguas:
Abcásio - pertence ao ramo Abkhaz-Abazi da família linguística Abkhaz-Adyg e é amplamente falado entre os abecásios nas regiões da Abecásia, Rússia, Geórgia e Turquia, bem como noutros países do Médio Oriente. O número total de falantes desta língua é de aproximadamente 120-130 mil pessoas.
Achém - é uma língua austronésica falada pelos acehneses que vivem em Sumatra, na Indonésia. É também falada pelos descendentes de Acehnese em algumas partes da Malásia, por exemplo, em Jan, Kedah. O número total de falantes é de aproximadamente 3 milhões.
Acholi - língua do povo Acholi das regiões de Gulu, Kitgum e Pader, no norte do Uganda. Também é muito falada na região de Opari (Sudão do Sul). O número total de falantes da língua é de cerca de 1,2 milhões.
Afar - ou língua Danakil, pertencente ao grupo cushitic das línguas afrasianas, é utilizada pelo povo Afar nos países da Etiópia, Eritreia e Djibuti. O número total de falantes desta língua é de 1,6 milhões.
Africâner - uma das línguas do grupo germânico ocidental. A língua dos bóeres, descendentes dos colonos holandeses e alemães na África do Sul. Até ao início do século XX, era considerado um dialeto do neerlandês. Atualmente, o afrikaans é uma das 11 línguas oficiais da República da África do Sul, sendo também falado na Namíbia. Além disso, pequenas comunidades de falantes de africâner vivem noutros países da África Austral: Botswana, Lesoto, Eswatini, Zimbabué e Zâmbia.
Aimará - o aimará é uma das duas famílias linguísticas dominantes nos Andes, juntamente com o quíchua. O aimará é falado por 2,2 milhões de pessoas na Bolívia, 350.000 no Peru e algumas no Chile e na Argentina.
Albanês - a língua dos albaneses, utilizada na Albânia, no Cosovo, no Sul da Sérvia, no Montenegro, na Macedónia e na Grécia
Alemão - é a língua oficial da Alemanha, da Áustria, do Liechtenstein e uma das línguas oficiais da Suíça, do Luxemburgo e da Bélgica. É falada por cerca de 110 milhões de pessoas em todo o mundo.
Alur - é uma língua nilótica ocidental falada no sul da região do Nilo Ocidental do Uganda e no nordeste da província de Ituri, na República Democrática do Congo. O número total de falantes desta língua é de 1,7 milhões.
Amárico - é a língua do povo Amhara e a língua oficial da Etiópia. O número de falantes de amárico na Etiópia é de cerca de 25 milhões. Também é falado por algumas nacionalidades dos países vizinhos (na Eritreia, na Somália e no leste do Sudão).
Árabe - a língua dos árabes. Está dividida em cinco dialectos diferentes, que, do ponto de vista linguístico, são basicamente línguas diferentes. É a língua oficial de 25 países.
Armênio - língua nacional da República da Arménia. Para além da Arménia, um número considerável de arménios vive na Rússia e nos Estados Unidos, na Geórgia, no Irão, na Síria e no Líbano.
Assamês - uma língua do grupo indo-ariano da família indo-europeia. É a língua materna de cerca de 15 milhões de pessoas que vivem principalmente no estado de Assam, no nordeste da Índia, e nos estados vizinhos. Língua escrita baseada num alfabeto bengali adaptado.
Avar - língua do grupo Avar-Andi da família linguística Nakh-Dagestani, a língua nacional dos Avares. A língua literária Avar baseia-se no chamado Bolmatz (“língua do exército”), uma língua interdialectal formada com base no dialeto do norte. O número total de falantes é de cerca de 765 mil pessoas.
Awadhi - também conhecido como Kosali, Baiswari ou Purbi, é uma língua indo-ariana, que é considerada um dialeto separado do hindi após a normalização da língua. Os falantes desta língua vivem principalmente na região de Awadh, no Uttar Pradesh, mas também nos estados de Bihar e Madhya Pradesh, bem como em Deli e em partes do Nepal. O número total de falantes é de aproximadamente 38 milhões, dos quais 560.000 vivem no Nepal.
Azerbaijano - língua oficial da República do Azerbaijão. Além do Azerbaijão, um número significativo de falantes nativos da língua azerbaijanesa vive no Irão e na Rússia.
Balinês - uma língua pertencente à família das línguas austronésias. Os falantes desta língua são os balineses, habitantes da ilha de Bali, na Indonésia, e das ilhas vizinhas. O número total de falantes é de cerca de 3,3 milhões de pessoas.
Balúchi - uma língua baluchi falada no Paquistão, Irão, Afeganistão, Turquemenistão, Omã e Emirados Árabes Unidos. O número total de falantes ultrapassa os 7,5 milhões.
Bambara - é uma língua do povo Bambara ou Bamana, falada principalmente no centro da parte ocidental da República do Mali. Tem o estatuto de língua nacional e é a principal língua de comunicação inter-étnica no Mali. O número de falantes de bambara como língua materna está estimado em 4 milhões e como segunda língua em cerca de 10 milhões.
Baoulé - uma língua do povo Akan falada no centro e no sul da Costa do Marfim. O número de falantes é de 1.550.000, o que representa cerca de 17,1% da população total do país.
Basco - língua basca que vive no Noroeste de Espanha e no Sudoeste de França. Há cerca de 1 milhão de falantes de basco
Bashkir - pertence ao grupo turco do subgrupo de línguas Kypchak, distribuído na região do Volga. É a língua nacional do povo bashkir e a língua oficial da República de Bashkortostan. É utilizada na República de Bashkortostan, bem como nas regiões de Chelyabinsk, Orenburg, Tyumen, Sverdlovsk, Kurgan, Samara e Saratov, bem como em Perm Krai, nas Repúblicas do Tartaristão e da Udmurtia. O número total de transportadores é de cerca de 1,4 milhões de pessoas.
Bataque karo - O Karo é uma língua austronésica do subgrupo Batak do Norte, estreitamente relacionada com o Pakpak e o Alasic. O Karo é uma língua austronésica do subgrupo Batak do Norte e está estreitamente relacionada com o Pakpak e o Alasic. É utilizada por cerca de 600 000 pessoas no Norte de Sumatra.
Bataque simalungun - é uma língua austronésica falada em Sumatra, na Indonésia. Pertence ao grupo linguístico Batak. A língua escrita baseia-se no alfabeto latino. O número total de falantes é de 1,2 milhões.
Bataque toba - é a maior das línguas do povo Batak que vive na província indonésia de Sumatra do Norte. Esta língua é utilizada na comunicação quotidiana. É fortemente influenciada pela língua indonésia. O toba pertence ao ramo sumatra da família das línguas austronésias, com cerca de 3 milhões de falantes.
Bemba - uma língua do grupo Bantu, falada predominantemente no norte da Zâmbia. É a língua étnica do povo Bemba e é também muito utilizada como língua franca, especialmente nas zonas urbanas. O número total de falantes de Bemba é de 3,6 milhões.
Bengali - a língua nacional dos bengalis. É a língua oficial da Índia e do Bangladesh. O número total de falantes é de cerca de 250 milhões.
Betawi - ou batawi é uma das línguas austronésias faladas em Java Ocidental. O batawi também é falado em Jacarta, a capital da Indonésia. O número de falantes desta língua ascende a 5 milhões de pessoas
Bhasa do Nepal (neuari) - uma das línguas importantes do Nepal. A língua original do nevar é a língua indígena do Nepal. É falada no vale de Catmandu, no centro do Nepal. O número total dos seus falantes é de cerca de 850 000.
Boiapuri - uma língua indo-ariana falada nos estados indianos de Bihar, Jharkhand e partes de Uttar Pradesh. Também é falada por minorias na Guiana, no Suriname e nas ilhas de Trinidade e Tobago e Maurícia.
Bicolano - é a língua nativa do povo Bicol, que vive na região de Bicol, nas Filipinas. O número total de falantes é de aproximadamente 2,5 milhões.
Bielorrusso - é a língua nacional dos bielorussos, o principal grupo populacional da Bielorrússia. Atualmente, é pouco utilizada na própria Bielorrússia devido ao uso significativo do russo.
Birmanês - língua do povo Bamar e a língua oficial de Myanmar (antiga Birmânia).
Bósnio - a língua do grupo eslavo do sul, que é considerada um etnolecto do servo-croata.
Bretão - é uma das línguas celtas pertencentes à família das línguas indo-europeias e está relacionada com o galês e o córnico. É falada no noroeste de França, na Baixa Bretanha, principalmente no departamento de Finistère e no oeste dos departamentos de Côte d'Armor e Morbihan. O número total de falantes nativos é de aproximadamente 206.000.
Búlgaro - a língua oficial da Bulgária. Também é utilizada na Grécia, Roménia, Sérvia, Macedónia e Turquia.
Buriata - pertence ao subgrupo mongol central do grupo mongol do norte das línguas mongóis. É a língua nacional dos buriates e é falada em 3 regiões da Rússia: a República da Buriácia, o distrito buriate de Ust-Ordyn e o distrito buriate de Aginsky, onde tem o estatuto de língua oficial. O número de falantes varia entre 318.000 e 369.000.
Canarês - a língua dos povos do sudoeste da Índia. É falada por cerca de 38 milhões de pessoas.
Cantonês - ou língua Yue é uma das línguas do grupo linguístico chinês. É falada no sudeste da China continental, em Hong Kong, em Macau e entre a diáspora chinesa no Sudeste Asiático; é também falada por muitos emigrantes chineses de origem Guangdong em todo o mundo. Oficialmente, o cantonês não tem forma escrita, mas uma forma escrita do dialeto cantonês baseada em caracteres chineses tradicionais com a adição de caracteres adicionais desenvolveu-se no uso comum. O número total de falantes é superior a 70 milhões.
Catalão - a língua oficial das províncias espanholas da Catalunha, de Valência e das Ilhas Baleares.
Cazaque - a língua oficial da República do Cazaquistão. Para cerca de 11 milhões de pessoas, o cazaque é a língua materna. Um total de 16 milhões de pessoas falam cazaque. A língua cazaque é muito difundida no Cazaquistão, mas também na Mongólia, na China e na Rússia.
Cebuano - distribuído nas Filipinas, na ilha de Cebu.
Chamorro - a língua do povo Chamorro, originário das Ilhas Marianas, em especial de Guam. É um isolado da família das línguas austronésias. O número total de falantes em diferentes países é de 64 000
Checheno - é a língua materna dos chechenos, que é uma das línguas oficiais da República da Chechénia e do Daguestão. Os chechenos vivem principalmente no sul da Rússia, na República Chechena, na Ingúchia, no Daguestão e numa pequena parte da Ossétia do Norte. Existem também comunidades significativas na Turquia, na Jordânia, na Geórgia, no Cazaquistão, na União Europeia e nos Estados Unidos. O número total de falantes é de aproximadamente 1,5 milhões.
Tcheco - a língua oficial da República Checa. É muito próxima do eslovaco. É falada por cerca de 6,2 milhões de pessoas.
Chicheua - uma das duas línguas oficiais do Malawi, também muito utilizada em Moçambique, na Zâmbia e no Zimbabué. Desde 1968, a língua tem sido referida como Chewa no Malavi, enquanto noutros países é chamada Chichewa. A língua Chichewa faz parte da família linguística Bantu, que se encontra espalhada por grande parte da África subsariana.
Chinês - uma forma simplificada de escrever caracteres chineses que tem sido utilizada desde 1956 na República Popular da China, bem como atualmente em Singapura e entre os chineses que vivem na Malásia e em alguns outros países.
Chinês tradicional - uma forma tradicional de escrever caracteres chineses que é utilizada entre os chineses de Taiwan, Hong Kong e Macau e alguns outros países.
Chuquês - é uma língua micronésia falada nas Ilhas Carolinas Centrais, em redor da Ilha de Truk. O número de falantes é superior a 50.000.
Chuvache - é a língua nacional do povo Chuvash e a língua oficial da República Chuvash. De acordo com a classificação genealógica das línguas do mundo, pertence ao grupo turco da família linguística Altai e é a única língua viva do grupo búlgaro. Na Rússia, o povo Chuvash vive na República Chuvash, no Tartaristão, no Bascortostão, em Penza, em Ulyanovsk, em Samara e nos Oblastos de Saratov. O número total de falantes nativos é de cerca de 700 mil pessoas.
Cingalês - a língua materna do povo cingalês. É o maior grupo étnico do Sri Lanka, com cerca de 16 milhões de pessoas.
Concani - uma língua indo-ariana pertencente à família das línguas indo-europeias e falada na costa ocidental da Índia, na região de Konkan. Tem cerca de 7,6 milhões de falantes. O konkani é a língua oficial do Estado de Goa.
Coreano - é a língua oficial da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. Também é falada, em certa medida, na China, no Japão, nos Estados Unidos, na Rússia e nos países da Ásia Central.
Corso - um dialeto da língua italiana. É falado na ilha da Córsega (França) e no norte da Sardenha. O número total de falantes é de cerca de 100 000
Crioulo das Maurícias - uma língua baseada no francês, falada na ilha Maurícia como língua principal. É um membro da família linguística do crioulo da Mascarenhas e tem empréstimos de algumas palavras do inglês, português e hindi. É falada por cerca de 800.000 pessoas. Uma língua baseada no francês, falada na ilha Maurícia como língua principal. É um membro da família linguística do crioulo da Mascarenhas e tem algumas palavras emprestadas do inglês, português e hindi. É falada por cerca de 800.000 pessoas.
Crioulo das Seicheles - one of the Mauritian-Seychelles dialects of Mascarene Creole. It is one of the official languages of Seychelles (along with English and French) and the main language of communication among the population of this country. The total number of speakers is 72,000.
Crioulo haitiano - uma língua falada pela população do Haiti. Também é falada em várias outras regiões das Américas onde vivem os haitianos. O número de falantes era de cerca de 12 milhões no Haiti e de cerca de 2 milhões noutros países. Formada com base na língua francesa.
Croata - é a língua oficial da Croácia, da Bósnia e Herzegovina. É falada por cerca de seis milhões de pessoas.
Curdo - ou curdo do norte é o dialeto curdo mais comum. O curdo é falado em todas as partes do Curdistão (Turquia, Síria, Iraque e Irão). O número total de falantes é de aproximadamente 15 milhões.
Curdo (sorâni) - ou curdo central é o segundo maior dialeto curdo em número de falantes. É falado no Iraque, na parte sudeste do Curdistão do Sul, bem como na parte ocidental do Irão. O número total de falantes é de 8 milhões.
Dari - a língua dos tajiques afegãos, dos hazaras e de alguns outros grupos étnicos. É uma das duas línguas oficiais do Afeganistão, juntamente com o pachto. É falado principalmente nas províncias do norte e do centro, em Cabul, bem como no norte do Paquistão e no leste do Irão. O dari é a língua de comunicação inter-étnica no Afeganistão e o número total de falantes ultrapassa os 12 milhões.
Dinamarquês - é a língua oficial da Dinamarca, uma das línguas escandinavas. É também um pouco falada no norte da Alemanha.
Dinca - a língua do povo Dinka, um dos maiores grupos étnicos do Sudão do Sul. A língua é falada por cerca de 2 a 3 milhões de pessoas.
Diúla - língua do povo Dioula, um grupo Mande distribuído no Burkina Faso e na Costa do Marfim, onde tem estatuto oficial. A língua é muito utilizada no comércio na África Ocidental. O número total de falantes é de 2,7 milhões.
Diveí - língua dhivehi ou língua maldiva. A língua oficial das Maldivas, também falada no Território da União Indiana de Lakshadweep, na ilha de Minicoy. A língua é falada por cerca de 371.000 pessoas, das quais 356.000 nas Maldivas e cerca de 15.000 na Índia
Dogri - o Dogri é uma língua do povo Dogra do Norte da Índia, pertencente às línguas indo-arianas do subgrupo indo-iraniano da família das línguas indo-europeias. No passado, o Dogri era considerado um dialeto do Punjabi, mas atualmente é reconhecido como uma língua independente. O Dogri é falado por 2,1 milhões de pessoas. É reconhecido como língua oficial em Jammu e Caxemira.
Dombe - o ndombe ou dombe é uma língua da família bantu em Angola. O número total de falantes é de 22.000
Dzongkha - é a língua oficial do Reino do Butão, pertencente à família linguística sino-tibetana e estruturalmente mais próxima do tibetano. O número total de falantes é de cerca de 750.000.
Eslovaco - é a língua oficial da Eslováquia. É falada por cerca de seis milhões de pessoas.
Esloveno - a maioria dos falantes reside na Eslovénia. É falada por cerca de dois milhões de pessoas.
Espanhol - a maioria dos falantes reside na Eslovénia. É falada por cerca de dois milhões de pessoas.
Esperanto - uma língua artificial criada no século XIX. O número total de falantes de esperanto é de cerca de 2 milhões de pessoas.
Estoniano - a língua oficial da República da Estónia. O número de falantes é de aproximadamente 1,1 milhões de pessoas.
Jeje - língua da macrofamília nigero-congolesa, falada no Gana, no Togo e no Benim. O número de falantes é de cerca de 5 milhões de pessoas.
Faroé - is a Scandinavian language of the Germanic group of the Indo-European language family, spoken in the Faroe Islands and, as a minority language, in Denmark. The total number of speakers is 69 thousand.
Fijiano - a Fijian language spoken in the Fiji Islands. It belongs to the Oceanic languages of the Austronesian group and has similarities with Polynesian languages, but is not part of them. The native language of Fijian is spoken by 350,000 people, with another 200,000 knowing it as a second language.
Filipino - é a língua oficial das Filipinas. É falada por cerca de 87 milhões de pessoas.
Finlandês - é a língua oficial do povo finlandês. É falada principalmente na Finlândia e também nalgumas partes da Suécia, Noruega e Rússia.
Fon - belongs to the Volto-Nigerian languages. It has about 1.4 million speakers, mostly in Benin and a few in Togo.
Francês - língua oficial do povo francês e das populações francófonas da Bélgica, da Suíça e do Canadá (província do Quebeque). É falada por cerca de 270 milhões de pessoas.
Francês (Canadá) - uma das duas línguas oficiais do Canadá, juntamente com o inglês. O número total de canadianos francófonos é de cerca de 7,2 milhões (20,6% da população).
Frísio - uma língua ou grupo linguístico das línguas frísias, que pertence ao grupo das línguas germânicas ocidentais. É falada na província da Frísia, nos Países Baixos, incluindo as ilhas frísias ocidentais de Terschelling e Schirmonnikog, e no noroeste da Alemanha, em Sutherland. O número total de falantes é de cerca de 350.000-750000.
Friuliano - é uma das línguas românicas. É falada no nordeste de Itália, na região histórica do Friuli, na maior parte da atual região de Friuli-Venezia Giulia e na parte oriental da região de Veneza. O número total de falantes é de 300.000.
Fulani - uma língua da macrofamília de línguas Nigger-Congo; uma das principais línguas da África Ocidental, falada em vastos territórios desde a costa atlântica até ao Nilo. O número total de falantes é de 10-15 milhões.
Gaa - pertence à família linguística Kwa dentro da macrofamília Níger-Congolesa. Uma das 16 línguas principais do Gana, é utilizada na área em redor da capital, Acra, no sudeste do país. O número total de falantes é de cerca de 745.000.
Gaélico escocês - um dos representantes do ramo Goydel das línguas celtas, cujos falantes - o povo gaélico celta - viviam tradicionalmente nas Terras Altas da Escócia e nas Hébridas. O número de falantes na Escócia é de 87.000 pessoas.
Galego - é a língua oficial da província espanhola da Galiza. É gramaticalmente muito semelhante ao português.
Galês - a língua dos galeses, pertence ao grupo britânico das línguas celtas, utilizadas no País de Gales.
Georgiano - a língua oficial da Geórgia. A língua georgiana é falada por cerca de 4 milhões de pessoas. Está muito difundida na Geórgia e entre a diáspora georgiana na Rússia, na Ucrânia, na Arménia, no Azerbaijão, nos EUA, no Irão e na Turquia.
Grego - é a língua oficial da Grécia e da República de Chipre. É um pouco utilizada na Turquia, Bulgária, Macedónia e Albânia.
Guarani - língua ameríndia falada em vários países da América do Sul, principalmente no Paraguai. É uma das duas línguas oficiais do Paraguai e uma das 37 línguas oficiais da Bolívia. Também tem o estatuto de língua oficial nas províncias de Misiones e Corrientes, na Argentina. O número total de falantes é de 4.800.000.
Guzerate - a língua dos gujarati que vivem na Índia Ocidental. É uma das 23 línguas oficiais da Índia. A língua é falada por cerca de 46 milhões de pessoas.
Hakha chin - uma língua falada no Sul da Ásia (Myanmar, Índia, Bangladesh) por cerca de 300 000 pessoas
Hauçá - a língua dos gujarati que vivem na Índia Ocidental. É uma das 23 línguas oficiais da Índia. A língua é falada por cerca de 46 milhões de pessoas.
Havaiano - uma das línguas da família das línguas austronésias; antigamente era a língua principal das ilhas havaianas. A maior e mais populosa comunidade de havaianos nativos vive na ilha de Ni'ihau. Cerca de 27.000 pessoas utilizam o havaiano como língua materna.
Hebraico - a língua oficial de Israel. Durante 18 séculos, foi considerada uma língua morta, ressuscitada no século XX e adaptada como língua de conversação para o Estado de Israel.
Hiligaynon - uma língua austronésica falada na região histórica das Visayas Ocidentais, nas Filipinas. Pertence ao grupo linguístico visayan das línguas filipinas. O número total de falantes é de 11 milhões.
Hindi - é a língua mais utilizada na Índia, falada na maior parte das regiões do norte e do centro do país. É falada por cerca de 480 milhões de pessoas.
Hmong - a língua da nação Miao, que não tem Estado. Os falantes nativos de Hmong vivem principalmente no Sul da China, no Laos, no Vietname e na Tailândia. Uma pequena comunidade de 170 mil pessoas da etnia Miao vive nos Estados Unidos.
Holandês - é a língua oficial dos Países Baixos e é também muito falada na Bélgica, no Suriname e nas Antilhas Neerlandesas.
Húngaro - a língua oficial da Hungria. Além da Hungria, é utilizada na região dos Cárpatos, na Ucrânia, e também na Sérvia, Roménia, Eslováquia, Croácia e Eslovénia.
Hunsriqueano - um dialeto alemão falado no Hunsrück e em Santa Cruz do Sul, no Brasil. Pertence aos dialectos do alemão médio ocidental, dentro dos quais se bifurca em Hunsrück francês-mossel e Hunsrück francês-renascentista. O número de falantes atinge os 3 milhões.
Iban - pertence ao grupo das línguas austronésias e é a língua do povo Iban. É falada na ilha de Kalimantan, nos estados malaios de Sarawak e Sabah, bem como no território que faz parte da Indonésia. De acordo com várias estimativas, é falada por cerca de 700.000 pessoas.
Igbo - língua do povo Igbo, que vive no sudeste da Nigéria. O número de falantes é superior a 18 milhões. Pertence às línguas Benue-Congolesas e é um conjunto de dialectos, alguns dos quais são línguas bastante distintas.
Iídiche - a língua judaica do grupo alemão. Atualmente, é falada por menos de 500.000 pessoas.
Ilocano - uma das línguas filipinas, a língua do povo Iloco. É a principal língua de comunicação inter-étnica dos povos que vivem na parte norte de Luzon e a terceira língua mais falada nas Filipinas. No total, nas Filipinas, é falada como língua materna por cerca de 7,7 milhões de pessoas e 2,3 milhões como segunda língua.
Indonésio - uma das línguas austronésias. É a língua oficial e a língua de comunicação interétnica na Indonésia. Tem também o estatuto de língua de trabalho em Timor-Leste. De acordo com várias estimativas, entre 30 e 50 milhões de pessoas utilizam-na para a comunicação quotidiana. O número total de falantes da língua é, em certa medida, de cerca de 200 milhões.
Inglês - a língua nacional de Inglaterra, os habitantes dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e da Nova Zelândia.
Ioruba - língua dos povos da África Ocidental
Irlandês - a língua nacional da Irlanda. Atualmente, não é muito falada devido à utilização esmagadora do inglês.
Islandês - é a língua oficial da Islândia. A maioria dos seus falantes vive na Islândia.
Italiano - é a língua oficial de Itália, do Vaticano, de São Marino e da Suíça. É falada por nada menos que 70 milhões de pessoas.
Iucateque maia - uma das línguas maias faladas na Península de Yucatán, no norte do Belize e em partes da Guatemala. Os falantes nativos chamam-lhe “maia” - a definição “iucateca” foi acrescentada para distinguir o iucateca de outras línguas maias. O número total de falantes é de 800.000.
Jalofo - A língua wolof é uma língua do povo wolof, membro do ramo norte das línguas atlânticas da macrofamília nigero-congolesa. É uma das línguas oficiais da República do Senegal, juntamente com o francês. O wolof também é falado na Gâmbia e nos países vizinhos da África Ocidental (principalmente na parte sul da República da Mauritânia). O número total de falantes de wolof é superior a 4,5 milhões de pessoas.
Japonês - a língua nacional dos japoneses. É a língua materna de 125 milhões de pessoas, com 140 milhões de falantes fluentes.
Javanês - falada em Yogyakarta, Java Central e Oriental, bem como na costa norte de Java Ocidental, na Indonésia. O número total de falantes é de 78 milhões de pessoas.
Jingpo - ou língua Kachin, também uma língua tibetana-birmanesa, a língua nativa do povo Kachin, a língua oficial do Estado de Kachin e a língua da diáspora Kachin na Índia, em Singapura, no Japão e nos Estados Unidos. Tem um total de cerca de 900.000 falantes
Kalaallisut - Língua esquimó da Gronelândia, que é uma das línguas esquimó-aleútes. É a língua materna oficial e principal dos cerca de 57.000 habitantes da Gronelândia, parte da Dinamarca. Até 1 de julho de 2009, o gronelandês era uma das duas línguas oficiais da Gronelândia, juntamente com o dinamarquês. A partir de 1 de julho de 2009, o gronelandês passou a ser a única língua oficial da região autónoma.
Kanuri - belongs to the western branch of the Saharan family of the Nilo-Saharan macrofamily. Kanuri is spoken by about 4 million people (in Nigeria, Niger, Chad and Cameroon, as well as small groups in southern Libya and Sudan).
Kapampangan - uma das línguas das Filipinas, também conhecida como Pampango, Pampangueno e Amanung Sisuan. A língua pertence às línguas do norte das Filipinas da família austronésica e é falada por cerca de 2,4 milhões de pessoas.
Khasi - língua do povo Khasi que vive no nordeste da Índia (distritos montanhosos de Khasi e Jaintia, estado de Meghalaya) e nas regiões vizinhas do Bangladesh. O número total de falantes é de 965 mil.
Khmer - falado por cerca de 20 milhões de pessoas, principalmente no Camboja, bem como na Tailândia, no Laos e no Vietname.
Kiga - Língua dos Chiga ou Bachiga, Bakiga, Kiga, um dos povos do Uganda. Alguns Chiga vivem também no norte do Ruanda. O número de falantes é de cerca de 2 milhões.
Quiniaruanda - é uma língua do povo ruandês, pertencente ao grupo Bantu da família linguística Níger-Congolesa. É falada principalmente no Ruanda, onde é uma língua oficial, bem como no sul do Uganda e no leste da República Democrática do Congo. O número total de falantes é superior a 7 milhões.
Kituba - a Bantu language widely used as a “lingua franca” in Central Africa. It evolved from dialects of the Kongo language and is the official language of the Republic of the Congo and the Democratic Republic of the Congo. The total number of speakers is between 5 and 15 million.
Kok borok - é uma língua tibeto-birmanesa falada no estado indiano de Tripura, bem como no estado de Assam e nas áreas adjacentes do Bangladesh. Atualmente, existem cerca de 700.000 falantes desta língua, dos quais 695.000 vivem na Índia e 5.000 no Bangladesh.
Komi - língua do povo Komi que vive no norte da Rússia, na República de Komi, no Krai de Perm, em parte no nordeste do Oblast de Kirov, na Península de Kola, nos Nenets, nos Yamalo-Nenets e nos Okrugs Autónomos de Khanty-Mansi, o Komi pertence ao grupo linguístico do Permiano (ramo fino-úgrico da família uralica). O número de falantes é de cerca de 156 mil pessoas.
Krio - língua crioula de base inglesa, a língua nacional da Serra Leoa. É amplamente utilizada como língua franca. É falada, em certa medida, por 97% da população. É a língua materna de cerca de 300.000 crioulos.
Laosiano - é a língua oficial do Laos e também é falada no nordeste da Tailândia.
Latgaliano - a língua falada pelos letões, habitantes da parte oriental da Letónia conhecida como Latgale. Alguns linguistas consideram o letão uma língua separada, mas a nível oficial na Letónia a língua letã escrita é reconhecida como uma variedade histórica da língua letã. O número total de falantes nativos é de 250.000.
Latim - a língua oficial do Vaticano e da Ordem de Malta.
Letão - a língua oficial da República da Letónia. O número de falantes é de aproximadamente dois milhões de pessoas.
Liguriano - uma das línguas galo-italianas faladas na região da Ligúria, no noroeste de Itália. Fora de Itália, o liguriano é falado por uma parte da população da cidade de Nice e dos seus arredores (França). Menos de um milhão de pessoas falam esta língua.
Limburguês - é uma língua germânica ocidental que faz parte do grupo de línguas germânicas da família das línguas indo-europeias. É uma coleção de dialectos que são falados no sudeste dos Países Baixos, no nordeste da Bélgica e no território contíguo da Alemanha ocidental. Estima-se que cerca de 1,6 milhões de pessoas falem o Limburgo nos Países Baixos e na Bélgica e, presumivelmente, várias centenas de milhares na Alemanha.
Lingala - a língua banto é uma língua do grupo linguístico banto, falada na República Democrática do Congo e na República do Congo. É falada por mais de 10 milhões de pessoas no total.
Lituano - é a língua oficial da República da Lituânia. Além da Lituânia, é também um pouco utilizado na Polónia, na Bielorrússia e na região russa de Kaliningrado.
Lombardo - uma das línguas galo-italianas faladas no Norte de Itália. É falada pelos italianos das regiões da Lombardia e do Trentino, em Itália, e pelos ítalo-suíços do sul da Suíça (cantões do Ticino e dos Grisões). O número total de falantes é de 3,5 milhões.
Luganda - ou Ganda é uma língua da família Bantu, falada principalmente no Uganda, numa região chamada Buganda. Para além do povo Ganda, é falada por cerca de 100.000 outros grupos étnicos.
Luo - a língua Luo é falada por um grupo de povos nilóticos aparentados que vivem no Sudão, no sudoeste da Etiópia, no Uganda e na República Democrática do Congo. Em 2009, a população total dos Luo do Norte estava estimada em 900.000, a dos Luo do Sul em 2.370.000 e a dos Luo do Sul em 2.000.000.
Luxemburguês - uma das línguas de comunicação quotidiana da população do Luxemburgo. O número total de falantes é de cerca de 400.000.
Macassar - a língua makasar é uma das línguas do Sul de Sulawesi da subfamília das línguas malaio-polinésias da família das línguas austronésias. É falada na Indonésia, na província de Sulawesi do Sul, com um total de 1,6 milhões de falantes.
Macedônio - é a língua oficial da República da Macedónia. Na sua estrutura, está bastante próximo do búlgaro, o que faz com que os linguistas o considerem um dialeto do búlgaro.
Madurês - é uma língua austronésica falada pelo povo Madura que vive na ilha de Madura, no nordeste de Java, e noutros locais da Indonésia. Estima-se que o número de falantes desta língua seja de cerca de 13,6 milhões.
Maithili - língua indo-ariana, membro da família das línguas indo-europeias. É falada no estado indiano de Bihar e no Nepal. O número total de falantes varia entre 13,5 e 34 milhões.
Malaiala - língua dravidiana falada no sudoeste da Índia. O número de falantes é de cerca de 35 milhões de pessoas.
Malaio - é a língua oficial da Malásia, da Birmânia e de Singapura. É falada por cerca de 20 milhões de pessoas.
Malaio (jawi) - um dialeto da língua malaia falado nas províncias do sul da Tailândia, perto da fronteira com a Malásia. É o principal meio de comunicação da etnia malaia da Tailândia. O número total de falantes nativos é de 1 milhão.
Malgaxe - uma língua austronésica e a língua nacional de Madagáscar.
Maltês - a língua dos malteses, a língua oficial da República de Malta. Na sua estrutura, aproxima-se bastante do árabe, embora atualmente seja considerada uma língua própria.
Mam - uma das línguas maias. É falada nos departamentos guatemaltecos de Quezaltenango, Huehuetenango e San Marcos.
Manquês - pertence ao grupo goidélico do ramo celta das línguas indo-europeias. Os seus parentes mais próximos são as línguas irlandesa e escocesa (gaélico). O número total de falantes é de 2200.
Maori - a língua dos povos indígenas polinésios da Nova Zelândia.
Marata - fala de cerca de 80 milhões de pessoas que vivem maioritariamente na Índia e na Maurícia.
Mari oriental - também conhecida como língua mari do prado-oriental, pertence à família uralica do ramo permiano das línguas fino-úgricas. É uma das normas literárias padronizadas da língua mari, que é utilizada pelo povo mari do prado-oriental, principalmente na parte europeia da Rússia. A língua mari dos prados, juntamente com o mari das terras altas e o russo, é a língua oficial da República de Mari El da Federação Russa. O número total de falantes é de 365 mil pessoas.
Marshalês - língua indígena das Ilhas Marshall, um grupo de atóis de coral no Oceano Pacífico, a norte do equador e a oeste da linha do horizonte. As línguas marshallesas formam um taxon irmão das línguas Ponpean-Truk. Juntas, formam as línguas da Micronésia Ocidental dentro do grupo de línguas oceânicas da Micronésia. O número total de falantes é de 61.000.
Marwadi - uma língua indo-ariana falada na Índia e no Paquistão. Um dos principais dialectos da língua rajastani, é falado no Rajastão ocidental, na região histórica de Marwar, com dialectos vizinhos de outras regiões históricas do Rajastão, como Shekhawati, Mewari, Khadoti, Dhundhari, Bagri e outros. A escrita Devangari é predominantemente utilizada para registar a língua Marwari.
Meiteilon manipuri - a língua do povo Manipuri, a língua oficial do Estado de Manipur, no nordeste da Índia. A língua é também falada nos estados vizinhos de Assam, Tripura, Nagaland e Bengala Ocidental, bem como no Bangladesh e na Birmânia. O número total de falantes é superior a 1.500.000.
Minang - uma língua da família austronésica falada pelo povo Minangkabau de Sumatra Ocidental, Riau Ocidental e várias comunidades Minangkabau em várias cidades da Indonésia. Também é falada em algumas regiões da Malásia por migrantes da região Minang de Sumatra. O número total de falantes é de 6,5 milhões.
Mizo - uma língua falada pelo povo Mizo do estado de Mizoram (Índia), do estado de Chin (Myanmar) e do leste do Bangladesh. O número de falantes é de cerca de 843.000.
Mongol - a língua oficial da Mongólia e a língua regional da Mongólia interior na China. O número total de falantes nativos é de 5,7 milhões de pessoas.
Nauátle (Huasteca Oriental) - dialeto contínuo da língua nahuatl, falado por um milhão de pessoas na região de La Paz, no México. Pertence ao grupo linguístico Astecano. O número total de falantes é de 1 milhão.
Ndebele (Sul) - Línguas bantu do subgrupo Nguni, faladas na África do Sul, divididas em Ndebele do Sul (falado na África do Sul) e Ndebele do Norte (falado no Zimbabué). O Ndebele do Sul foi fortemente influenciado pelas línguas Sotho-Tswana, pelo que é por vezes classificado como pertencente a este grupo. O número total de falantes é de cerca de 2 milhões.
Nepalês - é a língua oficial do Nepal, onde é falada por cerca de 48% da população. Para além do Nepal, é utilizada no Butão, na Índia (nos Estados de Bengala Ocidental, Bihar e Assam), bem como no Butão. O número total de falantes é de cerca de 35 milhões de pessoas.
Nko - um sistema de escrita desenvolvido para as línguas Mande da África Ocidental, bem como uma língua literária que utiliza esta escrita. A escrita tem muitas das caraterísticas do alfabeto árabe, especialmente a direção da escrita (da direita para a esquerda) e a combinação de letras.
Norueguês - é a língua oficial da Noruega. É falada por cerca de cinco milhões de pessoas.
Nuer - pertence ao ramo ocidental das línguas nilóticas da hipotética macrofamília nilo-saariana. É falada pelo povo Nuer do Sudão do Sul, um dos maiores grupos étnicos da região (um pequeno número de falantes vive também na Etiópia). O número total de falantes é de 900 mil pessoas.
Occitânico - é a língua materna dos habitantes do Occitano, no sul de França, em várias zonas adjacentes de Espanha e Itália, e em parte do Mónaco. Cerca de dois milhões de pessoas comunicam atualmente em occitano na vida quotidiana.
Oriá - é uma língua indo-europeia falada por cerca de 35 milhões de pessoas no estado indiano de Odisha. É uma das 23 línguas oficialmente reconhecidas da Índia e tem a sua própria escrita.
Oromo - língua do ramo cuchita da macrofamília das línguas afrasianas. É falada no leste do Norte de África, na região da Península da Somália, na Etiópia e no norte do Quénia. É a língua materna de cerca de 25 milhões de pessoas do povo Oromo.
Osseta - Língua osseta, que pertence ao subgrupo nordeste do grupo iraniano do ramo indo-iraniano das línguas indo-europeias. Está difundida no sul da Rússia, na República da Ossétia do Norte-Alânia, bem como na Ossétia do Sul e na Geórgia. O número total de falantes é de cerca de 623.000.
Pangasinês - pertence ao ramo malaio-polinésio da família austronésica. A língua pangasinana é falada por mais de 2 milhões de pangasinanos que vivem na província de Pangasinan, onde é a principal língua quotidiana e oficial, bem como noutras comunidades pangasinanas das Filipinas.
Papiamento - O crioulo ibero-romano é a língua materna dos habitantes de Aruba, Curaçau e Bonaire. O número total dos seus falantes é de cerca de 329 mil pessoas.
Pachto - língua do povo Pashtun, uma das línguas do Irão Oriental. É uma língua oficial do Afeganistão e de algumas regiões do Paquistão. É falada em todo o sul e sudeste do Afeganistão e no noroeste do Paquistão. O número total de falantes situa-se entre 40 e 60 milhões.
Patoá jamaicano - é uma língua desenvolvida com base no inglês, atualmente a principal língua crioula do povo jamaicano. O número total de falantes é superior a 4 milhões
Persa - uma língua utilizada no Irão, no Afeganistão e no Tajiquistão. É falada por cerca de 65 milhões de pessoas.
Polonês - é a língua oficial da República da Polónia. É a língua materna de 40 milhões de pessoas, das quais 38 milhões vivem na Polónia.
Português (Brésil) - a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Biscaia, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Português (Portugal) - uma variante tradicional do português utilizada em Portugal, bem como em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Punjabi - uma língua dos Punjabis e dos Jats, pertencente às línguas indo-arianas da família das línguas indo-europeias. É uma das línguas oficiais da Índia. O panjabi é falado no leste do Paquistão, bem como no noroeste e noutras partes da Índia, no estado de Punjab e nos estados vizinhos de Haryana e Himachal Pradesh. Há cerca de 28-29 milhões de falantes na Índia.
Punjabi (shahmukhi) - uma variante da língua punjabi escrita no Paquistão com base no alfabeto árabe.
Q'eqchi' - uma língua dos índios Kekchi, considerada a quarta maior língua da família Maia. Esta língua é falada principalmente na Guatemala (400.000 pessoas), mas também se encontra em algumas regiões do Belize e de El Salvador.
Quíchua - língua do povo indígena sul-americano Quechua, pertence ao grupo linguístico Quechuan. É falada no Equador, no sul da Colômbia e no norte do Peru. O número total de falantes é de 14 milhões.
Quicongo - A língua congolesa é uma língua do povo congolês, que pertence ao grupo linguístico Bantu da família linguística Benue-Congolesa. Os seus falantes vivem nas florestas equatoriais da República Democrática do Congo, da República do Congo e de Angola. Cerca de 7 milhões de pessoas falam Kikongo como língua materna. Cerca de mais dois milhões falam-no como segunda língua.
Quirguiz - o Quirguizistão é a língua do povo quirguiz e a língua oficial do Quirguizistão, pertencente ao grupo quirguizo-quíchaco das línguas turcas. No Quirguizistão, o quirguiz era a língua materna de 3,8 milhões de pessoas. Também são falantes nativos do quirguiz os quirguizes étnicos que vivem no Uzbequistão, Tajiquistão, Cazaquistão, China, Rússia, Afeganistão e alguns outros países.
Romani - a língua dos ramos ocidentais do romani. Pertence ao ramo indo-ariano das línguas indo-europeias. O número total de falantes ultrapassa os 4 milhões.
Romeno - é a língua oficial da Roménia, sendo a língua materna e falada por 90% do país.
Rundi - uma língua do povo Rundi, uma das línguas Bantu falada por cerca de 6 milhões de pessoas no Burundi e nas zonas adjacentes da Tanzânia e do Congo, bem como no Uganda. O número total de falantes é de cerca de 6 milhões.
Russo - a língua tem estatuto oficial na Rússia, na Bielorrússia, no Cazaquistão e no Quirguizistão. Cerca de 170 milhões de pessoas consideram-na a sua língua materna.
Sami (Norte) - uma das línguas sami, pertencente às línguas fino-úgricas da família dos Urais. Atualmente, tem o maior número de falantes entre as línguas sami - cerca de 21 000. É falada na Noruega, na Suécia e na Finlândia. A sua escrita é baseada no alfabeto latino.
Samoano - a língua do povo samoano, falada em Samoa e na Samoa Americana, onde, juntamente com o inglês, é uma língua oficial. Pertence ao grupo polinésio do ramo supra malaio-polinésio da família das línguas austronésias. O número total de falantes é de 415 mil.
Sango - é a língua oficial da República Centro-Africana. Não é a língua de um povo em particular, mas uma língua de comunicação inter-étnica, formada com base em várias línguas Adamawa-Ubangi. Para 5 milhões de pessoas, o Sango é uma segunda língua e para 400.000 pessoas é a língua principal.
Sânscrito - uma antiga língua da Índia com uma gramática sintética complexa. O sânscrito deve ser considerado não como uma língua de qualquer nação, mas como uma língua de uma determinada cultura, difundida entre a elite social. Nos séculos seguintes, o sânscrito tornou-se, no Oriente, a língua de comunicação intercultural dos académicos e das figuras religiosas.
Santali - uma das línguas oficiais da Índia, com falantes também no Bangladesh, no Nepal e no Butão. O número total de falantes é de cerca de 6 milhões.
Sepedi - uma língua do grupo Bantu, pertencente ao subgrupo Sotho-Tswana, falada principalmente na República da África do Sul. É uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. O número total de falantes é de 4,2 milhões.
Sérvio - a língua do povo sérvio utilizada na Sérvia e Montenegro, em algumas regiões orientais da Croácia e também na região bósnia da República da Sérvia. É falada por cerca de 11 milhões de pessoas.
Sessoto - a língua falada na África do Sul
Shan - A língua Shan é uma língua do sudoeste da Tailândia. É falada nas terras altas andinas do nordeste de Myanmar, em partes do norte de Myanmar. Pertence à família linguística Tai-Kadai. A escrita da língua Shan é baseada na escrita birmanesa. O número total de falantes é de cerca de 3 milhões.
Chona - uma língua do grupo Bantu falada na África do Sul, principalmente no Zimbabué, mas também em Moçambique, Zâmbia e Botsuana. O número total de falantes é de cerca de 10 milhões.
Siciliano - Língua falada pelos sicilianos, habitantes da ilha italiana da Sicília e ilhas adjacentes. Pertence ao grupo românico das línguas italianas. O número total de pessoas que conhecem esta língua ascende a 7 milhões, mas nem todas a utilizam na vida quotidiana.
Silesiano - um dialeto do silesiano, pertencente ao subgrupo Lechite das línguas eslavas ocidentais da família das línguas indo-europeias. Na Polónia, é oficialmente considerado um dialeto do polaco ou um dialeto de transição entre o polaco e o checo. Alguns investigadores e falantes nativos distinguem o dialeto silesiano como uma língua separada. De acordo com os dados de 2011, 509 000 pessoas na Polónia designaram o dialeto silesiano como a sua “língua materna”.
Sindi - uma língua do grupo indo-ariano da família indo-europeia. É a língua materna de cerca de 20 milhões de Sindhis que vivem principalmente no Paquistão. É a língua oficial da província paquistanesa de Sindh. Um número significativo de falantes também vive na Índia, mas o sindi não é uma língua oficial de nenhum estado indiano. Língua escrita baseada no Devanagari (na Índia) e na escrita árabe-persa. O número total de falantes é de 20 milhões.
Somali - a língua dos habitantes da Somália, bem como da Etiópia, do Djibuti e do Quénia.
Suaíle - é a língua oficial da Tanzânia, da República do Quénia e do Uganda. É a língua materna de 2,5 a 5 milhões de pessoas, e outros 50 a 70 milhões utilizam-na como segunda língua.
Suázi - uma língua da família Bantu falada em Eswatini, na África do Sul, e parcialmente em Moçambique. Está estreitamente relacionada com as línguas Zulu, Xhosa e Ndebele e é oficial na África do Sul e no Essuatíni.
Sundanês - o dialeto árabe está muito difundido no Norte do Sudão.
Sueco - a língua nacional dos suecos. Para além da Suécia, é também utilizada na Finlândia e na Noruega.
Susu - língua do povo Susu da Guiné e da Serra Leoa. Pertence ao grupo Mande da macrofamília Níger-Congo. O número total de falantes é de 1.060.000, dos quais 906.000 vivem na Guiné e 122.000 na Serra Leoa.
Tailandês - é a língua oficial da Tailândia. É falada por cerca de 46 milhões de pessoas.
Taitiano - uma das línguas polinésias. É falada na ilha do Taiti e noutras ilhas vizinhas do Grupo das Ilhas da Sociedade (Polinésia Francesa). Também é utilizada como língua de comunicação interétnica nas ilhas Tuamotu. A língua taitiana pertence ao grupo de línguas polinésias da família austronésica da zona oceânica. O número total de falantes desta língua é de 130 mil pessoas.
Tadjique - é a língua dos tajiques e a língua oficial do Tajiquistão. Exceto no Tajiquistão, está difundida no Quirguizistão, no Afeganistão, no Uzbequistão e na Rússia. O número total de falantes é de cerca de 6 milhões de pessoas.
Tamazight (tifinague) - forma de escrita das línguas berberes
Tamazigue - pertencem ao grupo da família das línguas afro-asiáticas e são amplamente faladas nas regiões central e norte de Marrocos. Existem cerca de 5 milhões de falantes da língua tamazight no mundo. O número total de falantes é de 5 milhões.
Tâmil - uma das línguas oficiais da Índia e do Sri Lanka. É falada por cerca de 70 milhões de pessoas.
Tártaro - a língua nacional dos tártaros, a língua oficial da República do Tartaristão, na Rússia. O número total de falantes é de 5.200.000.
Tártaro da Crimeia - pertence à família das línguas turcas, que faz parte da putativa família das línguas altaicas. O número total de falantes desta língua é de 541 mil pessoas.
Telugo - a língua é falada nos Estados indianos de Andhra Pradesh e Telingana.
Tétum - pertence ao grupo das línguas austronésias. Juntamente com o português, é uma das duas línguas oficiais de Timor-Leste. Alguns dialectos do tétum foram significativamente influenciados pelo português. A influência é particularmente notória no vocabulário e nalguns aspectos da gramática.
Tibetano - é utilizado na Região Autónoma do Tibete e em algumas outras partes da República Popular da China, bem como na Índia, no Nepal, no Butão e no Paquistão. Esta língua pertence à subfamília tibeto-birmanesa da família linguística sino-tibetana. O número total de falantes é de 6 milhões.
Tigrínia - uma língua semítica do subgrupo setentrional das línguas efiosemíticas. É a língua materna do povo Tigray. É a língua oficial da Eritreia e a língua oficial da região etíope de Tigray. O número total de falantes está estimado em 7 milhões.
Tive - pertence à família das línguas bantu. É uma das dez línguas mais faladas na Nigéria e é a língua oficial do Estado de Benue. Tem mais de 2,2 milhões de falantes.
Tok pisin - é uma língua crioula falada na Papua-Nova Guiné. É uma das línguas oficiais do país, juntamente com o inglês e o hiri motu. O tok pisin é a língua mais falada na Papuásia-Nova Guiné e serve de meio de comunicação para os falantes de mais de 700 línguas do país. O número total de falantes é de 3 a 4 milhões.
Tonga - uma língua austronésica e a língua oficial das Ilhas Tonga. Existem atualmente cerca de 187 000 falantes de tonga, mas há cerca de 106 000 falantes no próprio Reino de Tonga.
Tsonga - uma língua da família linguística Benue-Congolesa do ramo Bantoide do grupo Bantu, falada pelo povo Tsonga ao longo da costa do Oceano Índico: leste da África do Sul, sul de Moçambique, sudeste do Zimbabué e Eswatini. O número total de falantes é de 4 milhões.
Tsuana - uma língua do grupo Bantu (subgrupo Sotho-Tswana) falada na África Austral. Os representantes do povo Tswana vivem não só no Botswana, mas também nos países vizinhos, e na África do Sul são ainda mais numerosos do que no próprio Botswana. A língua escrita baseia-se no alfabeto latino. O número total de falantes é de 4,4 milhões.
Tulu - uma das línguas dravidianas. É falada no sudoeste do estado indiano de Karnataka. Além disso, existem falantes nativos entre os emigrantes em Bangalore, Maharashtra e nos países do Golfo. O número de falantes nativos é de 2 milhões.
Tumbuka - uma língua da família Bantu falada pelo povo Tumbuka em alguns locais do Malawi, Zâmbia e Tanzânia. O número de falantes é de cerca de 2 milhões.
Turco - é a língua oficial da Turquia e da república não reconhecida do Norte de Chipre. É a língua materna de 65 milhões de pessoas.
Turcomano - língua turcomena pertencente ao grupo Oghuz das línguas turcas. Concentra-se territorialmente no Turquemenistão, bem como no Irão, Afeganistão, Turquia, Tajiquistão, Uzbequistão e Rússia. O número total de falantes é de 7 milhões.
Tuvano - Língua dos tuvinos, pertencente ao grupo Sayan das línguas turcas. Os Tuvinians vivem na Rússia, principalmente na República de Tuva, Krai de Krasnoyarsk, Oblast de Irkutsk, Oblast de Novosibirsk, Oblast de Tomsk, Khakassia e Buryatia. E também na Mongólia e na República Popular da China. O número total de falantes é de cerca de 283 mil pessoas
Twi - um dos dialectos da língua Akan, por vezes considerado como uma língua separada. Muito difundido no Gana entre os Akapim, Ashanti, Achem, Denchira, Akamu e outras nacionalidades Akan. Pertence às línguas Akan da família Kwa. O número de falantes é de cerca de 1 milhão.
Ucraniano - é a língua oficial da Ucrânia e a língua nacional dos ucranianos. O número de falantes é de aproximadamente 40 milhões de pessoas.
Udmurte - pertence ao subgrupo permiano do grupo fino-úgrico da família das línguas urálicas. O udmurt é a língua nacional dos udmurts e dos besermians. Os falantes da língua udmurta vivem em várias regiões da Rússia, como a Udmúrtia, onde a língua tem um estatuto oficial, o Bashkortostan, o Tatarstan, Mari El, Perm Krai, Kirov, Sverdlovsk e Tyumen Oblasts, bem como no Cazaquistão e no Uzbequistão. O número total de falantes nativos é de cerca de 324 mil pessoas.
Uigur - difundida na China, no Cazaquistão, no Uzbequistão, no Quirguizistão e no Turquemenistão; existem também pequenos grupos de uigures no Afeganistão, na Arábia Saudita e na Turquia, em alguns países da União Europeia, nos Estados Unidos, na Rússia e no Canadá
Urdu - é a segunda língua oficial do Paquistão e uma das 22 línguas oficiais da Índia. O número total de falantes nativos é de cerca de 40-60 milhões de pessoas. Os falantes nativos também vivem nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Fiji.
Uzbeque - é a língua oficial da República do Usbequistão. Para além do Uzbequistão, está também difundida no Tajiquistão, no Quirguizistão, no Cazaquistão, no Afeganistão, no Turquemenistão e na Rússia. O número total de falantes é de cerca de 24 milhões de pessoas.
Venda - uma língua do povo Venda do grupo Bantu. É uma das línguas oficiais da África do Sul e é muito falada no nordeste do país, principalmente no norte da província do Limpopo e no sul do Zimbabué (na fronteira com a África do Sul). O número total de falantes da língua é de 1,2 milhões, dos quais 1,1 milhões na África do Sul.
Veneziano - pertence ao grupo das línguas românicas. É falada no nordeste de Itália, principalmente na região de Veneza, com falantes na Croácia, Eslovénia, Brasil e México. De acordo com várias estimativas, o número total de falantes desta língua é de cerca de 3,3 milhões.
Vietnamita - a língua oficial da República do Vietname. É também um pouco utilizada no Camboja, no Laos, na Tailândia e na China.
Waray - ou vinarayan é a língua falada nas províncias filipinas de Samar, Leyte e Biliran. O vinarayan é a língua nacional dos warayans. O número total de falantes é de 2,6 milhões.
Xhosa - uma das línguas oficiais da África do Sul. É falada por cerca de 7,9 milhões de pessoas
Xindau - um povo da Indonésia que vive nas ilhas de Ndao e Nuse. Existem aldeias isoladas deste povo na ilha de Roti. Há vestígios de culto aos antepassados e de crenças animistas. Os Ndau são descendentes da população autóctone do Arquipélago das Sundas Menores. O número de falantes é de aproximadamente 2.000.
Yakut - a língua nacional dos Yakuts, que, juntamente com o russo, é a língua oficial da República de Sakha (Yakutia) e pertence à família das línguas turcas, formando um ramo separado. A maioria dos falantes da língua Yakut vive na Federação Russa, principalmente na República de Sakha (Yakutia). O número de falantes da língua Yakut está estimado em cerca de 430 mil pessoas.
Zapoteca - um grupo de línguas aparentadas da família Otomang, descendentes da língua proto-sapoteca falada pelos membros da civilização zapoteca durante a cultura Monte Alban. Atualmente, muitas línguas zapotecas utilizam um alfabeto latino baseado na ortografia espanhola. O número total de falantes é de 440.000.
Zulu - distribuído principalmente na África do Sul.