Lista de línguas:

Africâner - uma das línguas do grupo germânico ocidental. A língua dos bóeres, descendentes dos colonos holandeses e alemães na África do Sul. Até ao início do século XX, era considerado um dialeto do neerlandês. Atualmente, o afrikaans é uma das 11 línguas oficiais da República da África do Sul, sendo também falado na Namíbia. Além disso, pequenas comunidades de falantes de africâner vivem noutros países da África Austral: Botswana, Lesoto, Eswatini, Zimbabué e Zâmbia.
Aimará - o aimará é uma das duas famílias linguísticas dominantes nos Andes, juntamente com o quíchua. O aimará é falado por 2,2 milhões de pessoas na Bolívia, 350.000 no Peru e algumas no Chile e na Argentina.
Albanês - a língua dos albaneses, utilizada na Albânia, no Cosovo, no Sul da Sérvia, no Montenegro, na Macedónia e na Grécia
Alemão - é a língua oficial da Alemanha, da Áustria, do Liechtenstein e uma das línguas oficiais da Suíça, do Luxemburgo e da Bélgica. É falada por cerca de 110 milhões de pessoas em todo o mundo.
Amárico - é a língua do povo Amhara e a língua oficial da Etiópia. O número de falantes de amárico na Etiópia é de cerca de 25 milhões. Também é falado por algumas nacionalidades dos países vizinhos (na Eritreia, na Somália e no leste do Sudão).
Árabe - a língua dos árabes. Está dividida em cinco dialectos diferentes, que, do ponto de vista linguístico, são basicamente línguas diferentes. É a língua oficial de 25 países.
Armênio - língua nacional da República da Arménia. Para além da Arménia, um número considerável de arménios vive na Rússia e nos Estados Unidos, na Geórgia, no Irão, na Síria e no Líbano.
Assamês - uma língua do grupo indo-ariano da família indo-europeia. É a língua materna de cerca de 15 milhões de pessoas que vivem principalmente no estado de Assam, no nordeste da Índia, e nos estados vizinhos. Língua escrita baseada num alfabeto bengali adaptado.
Azerbaijano - língua oficial da República do Azerbaijão. Além do Azerbaijão, um número significativo de falantes nativos da língua azerbaijanesa vive no Irão e na Rússia.
Bambara - é uma língua do povo Bambara ou Bamana, falada principalmente no centro da parte ocidental da República do Mali. Tem o estatuto de língua nacional e é a principal língua de comunicação inter-étnica no Mali. O número de falantes de bambara como língua materna está estimado em 4 milhões e como segunda língua em cerca de 10 milhões.
Basco - língua basca que vive no Noroeste de Espanha e no Sudoeste de França. Há cerca de 1 milhão de falantes de basco
Bengali - a língua nacional dos bengalis. É a língua oficial da Índia e do Bangladesh. O número total de falantes é de cerca de 250 milhões.
Bielorrusso - é a língua nacional dos bielorussos, o principal grupo populacional da Bielorrússia. Atualmente, é pouco utilizada na própria Bielorrússia devido ao uso significativo do russo.
Birmanês - língua do povo Bamar e a língua oficial de Myanmar (antiga Birmânia).
Boiapuri - uma língua indo-ariana falada nos estados indianos de Bihar, Jharkhand e partes de Uttar Pradesh. Também é falada por minorias na Guiana, no Suriname e nas ilhas de Trinidade e Tobago e Maurícia.
Bósnio - a língua do grupo eslavo do sul, que é considerada um etnolecto do servo-croata.
Búlgaro - a língua oficial da Bulgária. Também é utilizada na Grécia, Roménia, Sérvia, Macedónia e Turquia.
Canarês - a língua dos povos do sudoeste da Índia. É falada por cerca de 38 milhões de pessoas.
Catalão - a língua oficial das províncias espanholas da Catalunha, de Valência e das Ilhas Baleares.
Cazaque - a língua oficial da República do Cazaquistão. Para cerca de 11 milhões de pessoas, o cazaque é a língua materna. Um total de 16 milhões de pessoas falam cazaque. A língua cazaque é muito difundida no Cazaquistão, mas também na Mongólia, na China e na Rússia.
Cebuano - distribuído nas Filipinas, na ilha de Cebu.
Chicheua - uma das duas línguas oficiais do Malawi, também muito utilizada em Moçambique, na Zâmbia e no Zimbabué. Desde 1968, a língua tem sido referida como Chewa no Malavi, enquanto noutros países é chamada Chichewa. A língua Chichewa faz parte da família linguística Bantu, que se encontra espalhada por grande parte da África subsariana.
Chinês - uma forma simplificada de escrever caracteres chineses que tem sido utilizada desde 1956 na República Popular da China, bem como atualmente em Singapura e entre os chineses que vivem na Malásia e em alguns outros países.
Chinês tradicional - uma forma tradicional de escrever caracteres chineses que é utilizada entre os chineses de Taiwan, Hong Kong e Macau e alguns outros países.
Chona - uma língua do grupo Bantu falada na África do Sul, principalmente no Zimbabué, mas também em Moçambique, Zâmbia e Botsuana. O número total de falantes é de cerca de 10 milhões.
Cingalês - a língua materna do povo cingalês. É o maior grupo étnico do Sri Lanka, com cerca de 16 milhões de pessoas.
Concani - uma língua indo-ariana pertencente à família das línguas indo-europeias e falada na costa ocidental da Índia, na região de Konkan. Tem cerca de 7,6 milhões de falantes. O konkani é a língua oficial do Estado de Goa.
Coreano - é a língua oficial da Coreia do Sul e da Coreia do Norte. Também é falada, em certa medida, na China, no Japão, nos Estados Unidos, na Rússia e nos países da Ásia Central.
Corso - um dialeto da língua italiana. É falado na ilha da Córsega (França) e no norte da Sardenha. O número total de falantes é de cerca de 100 000
Crioulo haitiano - uma língua falada pela população do Haiti. Também é falada em várias outras regiões das Américas onde vivem os haitianos. O número de falantes era de cerca de 12 milhões no Haiti e de cerca de 2 milhões noutros países. Formada com base na língua francesa.
Croata - é a língua oficial da Croácia, da Bósnia e Herzegovina. É falada por cerca de seis milhões de pessoas.
Curdo - ou curdo do norte é o dialeto curdo mais comum. O curdo é falado em todas as partes do Curdistão (Turquia, Síria, Iraque e Irão). O número total de falantes é de aproximadamente 15 milhões.
Curdo (sorâni) - ou curdo central é o segundo maior dialeto curdo em número de falantes. É falado no Iraque, na parte sudeste do Curdistão do Sul, bem como na parte ocidental do Irão. O número total de falantes é de 8 milhões.
Dinamarquês - é a língua oficial da Dinamarca, uma das línguas escandinavas. É também um pouco falada no norte da Alemanha.
Diveí - língua dhivehi ou língua maldiva. A língua oficial das Maldivas, também falada no Território da União Indiana de Lakshadweep, na ilha de Minicoy. A língua é falada por cerca de 371.000 pessoas, das quais 356.000 nas Maldivas e cerca de 15.000 na Índia
Dogri - o Dogri é uma língua do povo Dogra do Norte da Índia, pertencente às línguas indo-arianas do subgrupo indo-iraniano da família das línguas indo-europeias. No passado, o Dogri era considerado um dialeto do Punjabi, mas atualmente é reconhecido como uma língua independente. O Dogri é falado por 2,1 milhões de pessoas. É reconhecido como língua oficial em Jammu e Caxemira.
Eslovaco - é a língua oficial da Eslováquia. É falada por cerca de seis milhões de pessoas.
Esloveno - a maioria dos falantes reside na Eslovénia. É falada por cerca de dois milhões de pessoas.
Espanhol - a maioria dos falantes reside na Eslovénia. É falada por cerca de dois milhões de pessoas.
Esperanto - uma língua artificial criada no século XIX. O número total de falantes de esperanto é de cerca de 2 milhões de pessoas.
Estoniano - a língua oficial da República da Estónia. O número de falantes é de aproximadamente 1,1 milhões de pessoas.
Filipino - é a língua oficial das Filipinas. É falada por cerca de 87 milhões de pessoas.
Finlandês - é a língua oficial do povo finlandês. É falada principalmente na Finlândia e também nalgumas partes da Suécia, Noruega e Rússia.
Francês - língua oficial do povo francês e das populações francófonas da Bélgica, da Suíça e do Canadá (província do Quebeque). É falada por cerca de 270 milhões de pessoas.
Frísio - uma língua ou grupo linguístico das línguas frísias, que pertence ao grupo das línguas germânicas ocidentais. É falada na província da Frísia, nos Países Baixos, incluindo as ilhas frísias ocidentais de Terschelling e Schirmonnikog, e no noroeste da Alemanha, em Sutherland. O número total de falantes é de cerca de 350.000-750000.
Gaélico escocês - um dos representantes do ramo Goydel das línguas celtas, cujos falantes - o povo gaélico celta - viviam tradicionalmente nas Terras Altas da Escócia e nas Hébridas. O número de falantes na Escócia é de 87.000 pessoas.
Galego - é a língua oficial da província espanhola da Galiza. É gramaticalmente muito semelhante ao português.
Galês - a língua dos galeses, pertence ao grupo britânico das línguas celtas, utilizadas no País de Gales.
Georgiano - a língua oficial da Geórgia. A língua georgiana é falada por cerca de 4 milhões de pessoas. Está muito difundida na Geórgia e entre a diáspora georgiana na Rússia, na Ucrânia, na Arménia, no Azerbaijão, nos EUA, no Irão e na Turquia.
Grego - é a língua oficial da Grécia e da República de Chipre. É um pouco utilizada na Turquia, Bulgária, Macedónia e Albânia.
Guarani - língua ameríndia falada em vários países da América do Sul, principalmente no Paraguai. É uma das duas línguas oficiais do Paraguai e uma das 37 línguas oficiais da Bolívia. Também tem o estatuto de língua oficial nas províncias de Misiones e Corrientes, na Argentina. O número total de falantes é de 4.800.000.
Guzerate - a língua dos gujarati que vivem na Índia Ocidental. É uma das 23 línguas oficiais da Índia. A língua é falada por cerca de 46 milhões de pessoas.
Hauçá - a língua dos gujarati que vivem na Índia Ocidental. É uma das 23 línguas oficiais da Índia. A língua é falada por cerca de 46 milhões de pessoas.
Havaiano - uma das línguas da família das línguas austronésias; antigamente era a língua principal das ilhas havaianas. A maior e mais populosa comunidade de havaianos nativos vive na ilha de Ni'ihau. Cerca de 27.000 pessoas utilizam o havaiano como língua materna.
Hebraico - a língua oficial de Israel. Durante 18 séculos, foi considerada uma língua morta, ressuscitada no século XX e adaptada como língua de conversação para o Estado de Israel.
Hindi - é a língua mais utilizada na Índia, falada na maior parte das regiões do norte e do centro do país. É falada por cerca de 480 milhões de pessoas.
Hmong - a língua da nação Miao, que não tem Estado. Os falantes nativos de Hmong vivem principalmente no Sul da China, no Laos, no Vietname e na Tailândia. Uma pequena comunidade de 170 mil pessoas da etnia Miao vive nos Estados Unidos.
Holandês - é a língua oficial dos Países Baixos e é também muito falada na Bélgica, no Suriname e nas Antilhas Neerlandesas.
Húngaro - a língua oficial da Hungria. Além da Hungria, é utilizada na região dos Cárpatos, na Ucrânia, e também na Sérvia, Roménia, Eslováquia, Croácia e Eslovénia.
Igbo - língua do povo Igbo, que vive no sudeste da Nigéria. O número de falantes é superior a 18 milhões. Pertence às línguas Benue-Congolesas e é um conjunto de dialectos, alguns dos quais são línguas bastante distintas.
Iídiche - a língua judaica do grupo alemão. Atualmente, é falada por menos de 500.000 pessoas.
Ilocano - uma das línguas filipinas, a língua do povo Iloco. É a principal língua de comunicação inter-étnica dos povos que vivem na parte norte de Luzon e a terceira língua mais falada nas Filipinas. No total, nas Filipinas, é falada como língua materna por cerca de 7,7 milhões de pessoas e 2,3 milhões como segunda língua.
Indonésio - uma das línguas austronésias. É a língua oficial e a língua de comunicação interétnica na Indonésia. Tem também o estatuto de língua de trabalho em Timor-Leste. De acordo com várias estimativas, entre 30 e 50 milhões de pessoas utilizam-na para a comunicação quotidiana. O número total de falantes da língua é, em certa medida, de cerca de 200 milhões.
Inglês - a língua nacional de Inglaterra, os habitantes dos Estados Unidos, do Canadá, da Austrália e da Nova Zelândia.
Ioruba - língua dos povos da África Ocidental
Irlandês - a língua nacional da Irlanda. Atualmente, não é muito falada devido à utilização esmagadora do inglês.
Islandês - é a língua oficial da Islândia. A maioria dos seus falantes vive na Islândia.
Italiano - é a língua oficial de Itália, do Vaticano, de São Marino e da Suíça. É falada por nada menos que 70 milhões de pessoas.
Japonês - a língua nacional dos japoneses. É a língua materna de 125 milhões de pessoas, com 140 milhões de falantes fluentes.
Javanês - falada em Yogyakarta, Java Central e Oriental, bem como na costa norte de Java Ocidental, na Indonésia. O número total de falantes é de 78 milhões de pessoas.
Jeje - língua da macrofamília nigero-congolesa, falada no Gana, no Togo e no Benim. O número de falantes é de cerca de 5 milhões de pessoas.
Khmer - falado por cerca de 20 milhões de pessoas, principalmente no Camboja, bem como na Tailândia, no Laos e no Vietname.
Krio - língua crioula de base inglesa, a língua nacional da Serra Leoa. É amplamente utilizada como língua franca. É falada, em certa medida, por 97% da população. É a língua materna de cerca de 300.000 crioulos.
Laosiano - é a língua oficial do Laos e também é falada no nordeste da Tailândia.
Latim - a língua oficial do Vaticano e da Ordem de Malta.
Letão - a língua oficial da República da Letónia. O número de falantes é de aproximadamente dois milhões de pessoas.
Lingala - a língua banto é uma língua do grupo linguístico banto, falada na República Democrática do Congo e na República do Congo. É falada por mais de 10 milhões de pessoas no total.
Lituano - é a língua oficial da República da Lituânia. Além da Lituânia, é também um pouco utilizado na Polónia, na Bielorrússia e na região russa de Kaliningrado.
Luganda - ou Ganda é uma língua da família Bantu, falada principalmente no Uganda, numa região chamada Buganda. Para além do povo Ganda, é falada por cerca de 100.000 outros grupos étnicos.
Luxemburguês - uma das línguas de comunicação quotidiana da população do Luxemburgo. O número total de falantes é de cerca de 400.000.
Macedônio - é a língua oficial da República da Macedónia. Na sua estrutura, está bastante próximo do búlgaro, o que faz com que os linguistas o considerem um dialeto do búlgaro.
Maithili - língua indo-ariana, membro da família das línguas indo-europeias. É falada no estado indiano de Bihar e no Nepal. O número total de falantes varia entre 13,5 e 34 milhões.
Malaiala - língua dravidiana falada no sudoeste da Índia. O número de falantes é de cerca de 35 milhões de pessoas.
Malaio - é a língua oficial da Malásia, da Birmânia e de Singapura. É falada por cerca de 20 milhões de pessoas.
Malgaxe - uma língua austronésica e a língua nacional de Madagáscar.
Maltês - a língua dos malteses, a língua oficial da República de Malta. Na sua estrutura, aproxima-se bastante do árabe, embora atualmente seja considerada uma língua própria.
Maori - a língua dos povos indígenas polinésios da Nova Zelândia.
Marata - fala de cerca de 80 milhões de pessoas que vivem maioritariamente na Índia e na Maurícia.
Meiteilon manipuri - a língua do povo Manipuri, a língua oficial do Estado de Manipur, no nordeste da Índia. A língua é também falada nos estados vizinhos de Assam, Tripura, Nagaland e Bengala Ocidental, bem como no Bangladesh e na Birmânia. O número total de falantes é superior a 1.500.000.
Mizo - uma língua falada pelo povo Mizo do estado de Mizoram (Índia), do estado de Chin (Myanmar) e do leste do Bangladesh. O número de falantes é de cerca de 843.000.
Mongol - a língua oficial da Mongólia e a língua regional da Mongólia interior na China. O número total de falantes nativos é de 5,7 milhões de pessoas.
Nepalês - é a língua oficial do Nepal, onde é falada por cerca de 48% da população. Para além do Nepal, é utilizada no Butão, na Índia (nos Estados de Bengala Ocidental, Bihar e Assam), bem como no Butão. O número total de falantes é de cerca de 35 milhões de pessoas.
Norueguês - é a língua oficial da Noruega. É falada por cerca de cinco milhões de pessoas.
Oriá - é uma língua indo-europeia falada por cerca de 35 milhões de pessoas no estado indiano de Odisha. É uma das 23 línguas oficialmente reconhecidas da Índia e tem a sua própria escrita.
Oromo - língua do ramo cuchita da macrofamília das línguas afrasianas. É falada no leste do Norte de África, na região da Península da Somália, na Etiópia e no norte do Quénia. É a língua materna de cerca de 25 milhões de pessoas do povo Oromo.
Pachto - língua do povo Pashtun, uma das línguas do Irão Oriental. É uma língua oficial do Afeganistão e de algumas regiões do Paquistão. É falada em todo o sul e sudeste do Afeganistão e no noroeste do Paquistão. O número total de falantes situa-se entre 40 e 60 milhões.
Persa - uma língua utilizada no Irão, no Afeganistão e no Tajiquistão. É falada por cerca de 65 milhões de pessoas.
Polonês - é a língua oficial da República da Polónia. É a língua materna de 40 milhões de pessoas, das quais 38 milhões vivem na Polónia.
Português - a língua oficial de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Biscaia, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Punjabi - uma língua dos Punjabis e dos Jats, pertencente às línguas indo-arianas da família das línguas indo-europeias. É uma das línguas oficiais da Índia. O panjabi é falado no leste do Paquistão, bem como no noroeste e noutras partes da Índia, no estado de Punjab e nos estados vizinhos de Haryana e Himachal Pradesh. Há cerca de 28-29 milhões de falantes na Índia.
Quíchua - língua do povo indígena sul-americano Quechua, pertence ao grupo linguístico Quechuan. É falada no Equador, no sul da Colômbia e no norte do Peru. O número total de falantes é de 14 milhões.
Quiniaruanda - é uma língua do povo ruandês, pertencente ao grupo Bantu da família linguística Níger-Congolesa. É falada principalmente no Ruanda, onde é uma língua oficial, bem como no sul do Uganda e no leste da República Democrática do Congo. O número total de falantes é superior a 7 milhões.
Quirguiz - o Quirguizistão é a língua do povo quirguiz e a língua oficial do Quirguizistão, pertencente ao grupo quirguizo-quíchaco das línguas turcas. No Quirguizistão, o quirguiz era a língua materna de 3,8 milhões de pessoas. Também são falantes nativos do quirguiz os quirguizes étnicos que vivem no Uzbequistão, Tajiquistão, Cazaquistão, China, Rússia, Afeganistão e alguns outros países.
Romeno - é a língua oficial da Roménia, sendo a língua materna e falada por 90% do país.
Russo - a língua tem estatuto oficial na Rússia, na Bielorrússia, no Cazaquistão e no Quirguizistão. Cerca de 170 milhões de pessoas consideram-na a sua língua materna.
Samoano - a língua do povo samoano, falada em Samoa e na Samoa Americana, onde, juntamente com o inglês, é uma língua oficial. Pertence ao grupo polinésio do ramo supra malaio-polinésio da família das línguas austronésias. O número total de falantes é de 415 mil.
Sânscrito - uma antiga língua da Índia com uma gramática sintética complexa. O sânscrito deve ser considerado não como uma língua de qualquer nação, mas como uma língua de uma determinada cultura, difundida entre a elite social. Nos séculos seguintes, o sânscrito tornou-se, no Oriente, a língua de comunicação intercultural dos académicos e das figuras religiosas.
Sepedi - uma língua do grupo Bantu, pertencente ao subgrupo Sotho-Tswana, falada principalmente na República da África do Sul. É uma das 11 línguas oficiais da África do Sul. O número total de falantes é de 4,2 milhões.
Sérvio - a língua do povo sérvio utilizada na Sérvia e Montenegro, em algumas regiões orientais da Croácia e também na região bósnia da República da Sérvia. É falada por cerca de 11 milhões de pessoas.
Sessoto - a língua falada na África do Sul
Sindi - uma língua do grupo indo-ariano da família indo-europeia. É a língua materna de cerca de 20 milhões de Sindhis que vivem principalmente no Paquistão. É a língua oficial da província paquistanesa de Sindh. Um número significativo de falantes também vive na Índia, mas o sindi não é uma língua oficial de nenhum estado indiano. Língua escrita baseada no Devanagari (na Índia) e na escrita árabe-persa. O número total de falantes é de 20 milhões.
Somali - a língua dos habitantes da Somália, bem como da Etiópia, do Djibuti e do Quénia.
Suaíle - é a língua oficial da Tanzânia, da República do Quénia e do Uganda. É a língua materna de 2,5 a 5 milhões de pessoas, e outros 50 a 70 milhões utilizam-na como segunda língua.
Sueco - a língua nacional dos suecos. Para além da Suécia, é também utilizada na Finlândia e na Noruega.
Sundanês - o dialeto árabe está muito difundido no Norte do Sudão.
Tadjique - é a língua dos tajiques e a língua oficial do Tajiquistão. Exceto no Tajiquistão, está difundida no Quirguizistão, no Afeganistão, no Uzbequistão e na Rússia. O número total de falantes é de cerca de 6 milhões de pessoas.
Tailandês - é a língua oficial da Tailândia. É falada por cerca de 46 milhões de pessoas.
Tâmil - uma das línguas oficiais da Índia e do Sri Lanka. É falada por cerca de 70 milhões de pessoas.
Tártaro - a língua nacional dos tártaros, a língua oficial da República do Tartaristão, na Rússia. O número total de falantes é de 5.200.000.
Tcheco - a língua oficial da República Checa. É muito próxima do eslovaco. É falada por cerca de 6,2 milhões de pessoas.
Telugo - a língua é falada nos Estados indianos de Andhra Pradesh e Telingana.
Tigrínia - uma língua semítica do subgrupo setentrional das línguas efiosemíticas. É a língua materna do povo Tigray. É a língua oficial da Eritreia e a língua oficial da região etíope de Tigray. O número total de falantes está estimado em 7 milhões.
Tsonga - uma língua da família linguística Benue-Congolesa do ramo Bantoide do grupo Bantu, falada pelo povo Tsonga ao longo da costa do Oceano Índico: leste da África do Sul, sul de Moçambique, sudeste do Zimbabué e Eswatini. O número total de falantes é de 4 milhões.
Turco - é a língua oficial da Turquia e da república não reconhecida do Norte de Chipre. É a língua materna de 65 milhões de pessoas.
Turcomano - língua turcomena pertencente ao grupo Oghuz das línguas turcas. Concentra-se territorialmente no Turquemenistão, bem como no Irão, Afeganistão, Turquia, Tajiquistão, Uzbequistão e Rússia. O número total de falantes é de 7 milhões.
Twi - um dos dialectos da língua Akan, por vezes considerado como uma língua separada. Muito difundido no Gana entre os Akapim, Ashanti, Achem, Denchira, Akamu e outras nacionalidades Akan. Pertence às línguas Akan da família Kwa. O número de falantes é de cerca de 1 milhão.
Ucraniano - é a língua oficial da Ucrânia e a língua nacional dos ucranianos. O número de falantes é de aproximadamente 40 milhões de pessoas.
Uigur - difundida na China, no Cazaquistão, no Uzbequistão, no Quirguizistão e no Turquemenistão; existem também pequenos grupos de uigures no Afeganistão, na Arábia Saudita e na Turquia, em alguns países da União Europeia, nos Estados Unidos, na Rússia e no Canadá
Urdu - é a segunda língua oficial do Paquistão e uma das 22 línguas oficiais da Índia. O número total de falantes nativos é de cerca de 40-60 milhões de pessoas. Os falantes nativos também vivem nos Estados Unidos, Inglaterra, Canadá e Fiji.
Uzbeque - é a língua oficial da República do Usbequistão. Para além do Uzbequistão, está também difundida no Tajiquistão, no Quirguizistão, no Cazaquistão, no Afeganistão, no Turquemenistão e na Rússia. O número total de falantes é de cerca de 24 milhões de pessoas.
Vietnamita - a língua oficial da República do Vietname. É também um pouco utilizada no Camboja, no Laos, na Tailândia e na China.
Xhosa - uma das línguas oficiais da África do Sul. É falada por cerca de 7,9 milhões de pessoas
Zulu - distribuído principalmente na África do Sul.